Uma selfie tirada por um guarda-florestal do Virunga National Park, na República Democrática do Congo, em que dois gorilas posam descontraidamente para a foto, em posição bípede, tem girado o mundo. Eles foram resgatados quando bebês e vivem em um orfanato para gorilas desde que seus pais foram assassinados por caçadores.
Para a BBC Newsday e relatado pelo portal da BBC, o vice-diretor do parque contou que os animais aprenderam a imitar os humanos pela convivência que têm com seus cuidadores desde quando foram resgatados. Para eles, os guarda-florestais seriam como seus pais, acredita Inocente Mburanumwe.
Os gorilas tiveram os pais mortos em julho de 2007, quando um tinha dois meses e o outro, quatro. Pouco tempo depois, foram levados para o Santuário Senkwekwe, que fica em Virunga.
— Fiquei muito surpreso em ver isso. É muito engraçado e curioso ver como um gorila pode imitar um humano e se levantar — disse Mburanumwe, explicando que a posição bípede não é comum para esses animais.
O vice-diretor acredita que faz parte de um esforço dos animais em parecerem com aqueles com quem cresceram.
Mas justamente a caça de animais faz a vida de guarda-florestal nem sempre ser algo relaxante e divertido como a foto demonstra. Segundo a reportagem da BBC, cinco guardas-florestais foram mortos no parque de Virunga somente no ano passado, em uma emboscada de rebeldes, e mais de 130 desde 1996.
O leste da República do Congo vive muitos conflitos e entre governo e grupos armados – alguns destes montam base dentro do parque.
Nas redes sociais, nesta segunda-feira (22), que é comemorado o Dia da Terra, o Virunga National Park aproveitou o sucesso da foto para pedir doações ao local. Fez questão de ressaltar também que os gorilas estão em um lugar seguro do parque, que os guarda-florestais prezam para não colocar a saúde dos gorilas em perigo e que não é permitido aproximar-se de um gorila na vida selvagem.