Os animais do Gramadozoo entraram no clima da Páscoa. Com a proposta de garantir o bem-estar animal, o programa de enriquecimento ambiental do zoológico de Gramado aproveita os aspectos lúdico e religioso da celebração.
Nesta Sexta-feira Santa (19), a atividade ocupacional utilizou peixes em vez de carne vermelha nos recintos dos grandes felinos. Espetos com sardinhas foram colocados para onças e lobo-guará. Os graxains e aves ganharam ovos cozidos pintados com tinta atóxica. Já os primatas, receberam ninhos com ovos de chocolate especial para animais. O enriquecimento temático de Páscoa continua até domingo (21).
Conforme o veterinário Renan Stadler, responsável técnico do Gramadozoo, o objetivo das atividades é manter os animais livres do estresse.
— Quanto mais tempo os animais passam entretidos, melhor é o resultado da ação. Usamos tinta atóxica na pintura dos ovos e o chocolate não contém teobromina, que seria prejudicial aos bichos — afirma.
O veterinário explica que a atividade permite que os animais agucem seus instintos.
— Espalhamos os enriquecimentos pelos recintos. Com olfato apurado, as onças logo começam a interagir. Não é alimentação. As onças são alimentadas no turno da noite. É um trabalho que fizemos para preservar o bem-estar animal — diz.
Além das atividades com os animais, a equipe está propondo ações educativas para os visitantes. Exposição de ovos de aves, jogos ecológicos e uma gincana para aprender brincando estão entre as atrações realizadas pelos educadores ambientais do parque.