A chuva não vai dar trégua. Acompanhando a tendência tempestuosa dos últimos dias, a quinta-feira (10) tem risco de mais temporais no Rio Grande do Sul. As tempestades mais fortes devem ocorrer na Campanha e na Fronteira Oeste, que já foram as regiões mais afetadas pela chuva nesta quarta-feira (9). Nessas regiões, o volume de chuva pode chegar a 130mm em apenas um dia.
Nenhuma área deve escapar da ameaça de temporal nesta quinta-feira. Segundo o alerta do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), publicado nesta quarta-feira, todas as cidades gaúchas podem receber chuva volumosa e não se descarta a possibilidade de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h. Nas últimas 24 horas, o mau tempo já provocou as mortes de um homem e de uma criança, levou municípios da Fronteira Oeste a decretarem situação de emergência e deixou 46 mil clientes sem energia.
Segundo a Somar Meteorologia, as áreas de instabilidade se formam devido à passagem de uma frente fria no Estado. Na Fronteira Oeste e na Campanha, entretanto, a chuva é influenciada por ventos em altitude, que alimentam os temporais.
— Atuam no oeste gaúcho ventos no alto da atmosfera que transportam muita umidade. Combinados com o calor, oriundo das altas temperaturas, com tardes muito quentes e abafadas, esses ventos, que sopram de baixo para cima, favorecem a formação de nuvens profundas, bastante grandes. Quanto mais alta a nuvem, mais pesada a chuva e maior o potencial para tempestade — explica a meteorologista da Somar Juliana Resende.
Na Metade Norte, também são esperadas tempestades, mas com acumulados mais baixos. Nessa área, o sol ainda faz algumas aparições, que ajudam a temperatura a subir e fornecem energia para as pancadas de chuva.
Em Porto Alegre, a quinta-feira amanhece com muitas nuvens e tempo fechado. As pancadas de chuva devem ocorrer somente a partir da tarde. A temperatura pode variar entre 25°C e 32°C. Na quarta-feira, a Capital registrou mínima de 18,2°C e máxima de 29,1°C. A temperatura mais alta desta quinta está prevista para o Noroeste: 34°C, em Palmeira das Missões. Já a mínima deve ocorrer em São José dos Ausentes, na Serra, com 17°C.
Confira a previsão do tempo para algumas cidades:
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 32°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 22°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C
Santa Maria: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 29°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 31°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 31°C
Uruguaiana: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 22°C
Torres: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 27°C e máxima de 33°C
Tramandaí: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 32°C
Capão da Canoa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 33°C
Xangri-Lá: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 26°C e máxima de 33°C
Rio Grande: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 26°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 26°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 30°C
Bagé: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 23°C