A passagem de uma frente fria mantém o tempo instável no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (10). De acordo com a Somar Meteorologia, nas cidades que fazem fronteira com o Uruguai pode chover mais do que o normal para o mês inteiro em apenas um dia. A chuva vem acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento em todo o Estado.
No oeste gaúcho e na Campanha, a chuva será expressiva, segundo a Somar, e há risco de deslizamentos em função dos elevados volumes de água. Em Alegrete, mais de cem famílias já foram retiradas de casa por causa da cheia do Rio Ibirapuitã, que estava 11,6 metros acima do nível normal no começo da manhã desta quinta. A prefeitura decretou situação de emergência na cidade devido aos estragos. O mesmo ocorreu em Uruguaiana.
De acordo com a Somar, as duas cidades acumulam mais de 300 mm de chuva em apenas quatro dias.
Na metade norte, incluindo Porto Alegre, o sol deve aparecer intercalado com períodos de nuvens, com possibilidade de temporais. As temperaturas seguem elevadas ao longo do dia, com sensação de abafamento. A previsão também é de instabilidade no Litoral.
Próximos dias
Na sexta-feira, a frente fria se afasta, mas o tempo deve continuar instável e com chuva a qualquer hora do dia no Rio Grande do Sul. Os maiores volumes devem ser registrados na metade norte, em cidades mais próximas a Santa Catarina. Para os próximos dias, a expectativa ainda é de muita chuva no Rio Grande do Sul.