Quase uma semana após o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, uma boa notícia: um cardume de peixes foi encontrado vivo sob os escombros do prédio. Os animais foram encaminhados para quarentena no zoológico do parque da Quinta da Boa Vista. As informações são do jornal O Globo.
A retirada foi feita por técnicos do zoológico e uma equipe de veterinários, e ainda contou com a escolta da Polícia Federal, responsável pela perícia e segurança do lugar. Segundo o diretor do museu, Alexander Kellner, os animais estavam em um chafariz central do palácio.
– Não sei quantos, mas são muitos peixes. Eu mesmo achei que muitos deles estariam mortos, mas não era o caso. Os peixes estão vivos e ficamos bastante satisfeitos que o zoológico nos ajudou nisso – afirmou o diretor.
Kellner disse ainda que encontro marcado para este sábado com a PF e agentes da Defesa Civil servirá para estabelecer um cronograma para a retirada dos itens que resistiram ao incêncio. Segundo ele, o momento é de pressa.
– Queremos atuar o quanto antes para recuperar o acervo que segue ali. Não dá para ficarmos esperando, por isso peço que todos tenham sensibilidade, inclusive o Governo Federal, para não começar a mexer muito na estrutura – declarou.