Após um início de semana chuvoso, a instabilidade deve dar uma trégua nesta quarta-feira (18) no Rio Grande do Sul. O clima seco, entretanto, só deve predominar até a noite de quinta-feira, quando a chuva deve retornar ao Estado. Na sexta-feira (20), as precipitações ganham força e há risco de temporal com granizo em praticamente todas as regiões. Antes disso, o tempo deve ficar abafado, principalmente em Porto Alegre e na metade Norte, e a temperatura volta a se aproximar da casa dos 30°C.
Nesta terça-feira (17), o Estado registrou chuva forte com muitas descargas elétricas em todas as regiões. Os maiores volumes foram registrados no Litoral Norte. Até a metade da tarde, em Tramandaí, choveu 67mm, mais de 50% do volume previsto para todo o mês de julho no município. Em Porto Alegre, também foram registrados altos acumulados: 48,6mm — um terço do volume esperado para este mês. O mau tempo na Capital provocou alagamentos e bloqueios e interrompeu o funcionamento do Trensurb por quase cinco horas.
Na quarta-feira (18), o tempo começa a abrir na metade norte do Estado. Ainda pode chover pela manhã no Sul, na Campanha e nas áreas de fronteira com Uruguai e Argentina, mas de forma fraca em comparação com a terça-feira. Porto Alegre também deve amanhecer com algumas pancadas de chuva, mas as nuvens diminuem ao longo do dia e o sol aparece durante a tarde.
A diminuição da instabilidade deve influenciar os termômetros. Apenas no extremo Sul e na Serra, a temperatura fica mais amena. Na Capital, a quarta-feira deve ter mínima de 16°C e máxima perto de 28°C.
No Norte, no Noroeste e na Fronteira Oeste, a previsão é de temperatura alta. Em Iraí, a máxima deve atingir 30°C. A onda de calor deve se intensificar na quinta e na sexta-feira, por conta da direção do vento, que passa a soprar de norte, trazendo ar mais quente para o RS.
— Mesmo no inverno, esses picos de temperatura são comuns. Geralmente, eles ocorrem antes da passagem de uma frente fria, que deve chegar até o final da semana e provocar chuva forte em todo o Estado — explica a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki.
A chuva só deve parar de vez no fim de semana, que tem previsão de tempo firme em todo o Estado. Além disso, a passagem da frente fria deve derrubar a temperatura, que pode cair mais de 10°C em algumas cidades. Em Porto Alegre, por exemplo, a máxima deve despencar de 29°C para 13°C de sexta-feira para sábado (21).
Confira a previsão do tempo para algumas cidades:
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 16°C e máxima de 28°C
Pelotas: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 18°C e máxima de 24°C
Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 16°C e máxima de 26°C
Santa Maria: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 17°C e máxima de 25°C
Santa Rosa: tempo firme e ensolarado. Mínima de 18°C e máxima de 29°C
Erechim: tempo firme e ensolarado. Mínima de 16°C e máxima de 28°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 18°C e máxima de 23°C
Torres: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 19°C e máxima de 25°C
Tramandaí: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 25°C
Capão da Canoa: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 27°C
Xangri-Lá: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 26°C
Rio Grande: chuva com períodos de tempo nublado. Mínima de 19°C e máxima de 21°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 19°C e máxima de 21°C
Passo Fundo: tempo firme e ensolarado. Mínima de 16°C e máxima de 27°C
Bagé: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 17°C e máxima de 21°C