A madrugada desta quinta-feira (7) foi marcada pela nebulosidade no Rio Grande do Sul. O predomínio, no entanto, deve ser de tempo firme e muito frio durante todo o dia por causa do avanço de uma massa de ar mais fria e seca. As menores temperaturas foram registradas na região da Serra, onde há condições para formação de geada. Em São José dos Ausentes a temperatura chegou a 2,5°C, com sensação de -3,3°C. Em Cambará do Sul, os termômetros ficaram nos 3,4°C, com sensação de -1,2°C , e, em Vacaria, nos 3,1°C. Durante a tarde, mesmo com o sol, a temperatura sobe pouco. Na Capital, a máxima não deve passar dos 16°C. Há risco de chuva fraca apenas à noite, no Litoral Sul.
Na sexta-feira (8), a área de alta pressão mantém o tempo firme no Rio Grande do Sul, mas as temperaturas seguem baixas por causa da massa de ar frio que cobre o Estado. A condição para formação de geada é maior e abrange desde a Campanha até a Serra.
No sábado (9), o sol predomina novamente, e as temperaturas finalmente começam a subir, amenizando de forma gradual a sensação de frio. Há previsão de pancadas de chuva no noroeste gaúcho, bem próximo à divisa com Santa Catarina, mas de forma isolada.
TENDÊNCIA
No domingo (10), a chuva volta ao Rio Grande do Sul com forte intensidade e descargas elétricas, além de rajadas de vento que podem chegar a 70km/h. Há risco para queda de granizo. As temperaturas mínimas ficam mais elevadas, mas as máximas caem devido à nebulosidade. A chuva persiste nos dias seguintes, tendo grandes volumes acumulados na região da Serra na segunda-feira (11).