Com a formação de ventos em altitude, nuvens carregadas se espalham por grande parte do Rio Grande do Sul, mantendo o tempo instável nesta quarta-feira (25). A previsão para a maioria das cidades é de chuva fraca e isolada.
O risco de precipitações é maior nos municípios da Campanha e da fronteira com o Uruguai. De acordo com a Somar Meteorologia, os acumulados previstos são baixos e as condições para temporal, menores em relação ao início da semana.
— A previsão, nessas áreas, é de precipitações ao longo do dia, acompanhada de ventos moderados e trovoadas. Apesar disso, a chuva é pouco volumosa — explica a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki.
Em Porto Alegre, a condição para chuva continua pequena, mas ainda podem ocorrer pancadas rápidas e localizadas em alguns bairros, principalmente no fim do dia. A temperatura segue elevada, com sensação de abafamento durante a tarde.
Na terça-feira (24), o sol apareceu entre nuvens na Capital, que registrou mínima de 20°C e máxima de 28°C. Já na quarta-feira, os termômetros se mantém estáveis em relação ao dia anterior, podendo oscilar entre 19°C e 31°C.
O calor também deve persistir no oeste do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira. Praticamente todas as cidades da região devem ter a mínima e a máxima em torno de 20°C e 30°C, respectivamente. A máxima do dia no Estado é esperada para Santa Rosa, no Noroeste, onde pode fazer até 34°C.
Na Serra, por outro lado, nada de chuva ou de calor. O tempo firme deve continuar predominando devido à passagem de uma massa de ar seco, que inibe a formação de nuvens carregadas. A temperatura fica amena, mesmo com predomínio de sol.
Em São Marcos, por exemplo, a mínima deve ser de 14°C e a máxima, de apenas 19°C. Em Bom Jesus e em Vacaria, pode fazer frio pela manhã, com a temperatura variando entre 12°C e 24°C.
A partir de quinta-feira (26), as instabilidades devem diminuir no Estado, mas ainda com possibilidade de chuva fraca em algumas cidades. Além disso, o potencial para tempestades nas áreas de fronteira com o Uruguai diminui bastante.
ABRIL QUENTE
Seguindo a tendência de calor do mês de abril, os próximos dias não devem ser muito diferentes. Segundo a Somar Meteorologia, a próxima semana no Rio Grande do Sul será marcada, ainda, por grande amplitude térmica, ou seja, com sensação de frio pela manhã e elevação da temperatura no decorrer da tarde.
— Essa onda de calor continua, ainda, na próxima semana. Uma mudança mais drástica só deve ocorrer na virada do mês, quando as temperaturas mínima e máxima caem em todo o Estado — afirma Maria Clara.
Confira abaixo a previsão do tempo para algumas cidades:
Capital: tempo instável, com chuvas isoladas. Mínima de 19°C e máxima de 31°C
Pelotas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 28°C
Caxias do Sul: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 23°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 20°C e máxima de 28°C
Santa Rosa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 20°C e máxima de 34°C
Erechim: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 29°C
Uruguaiana: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 30°C
Torres: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 19°C e máxima de 29°C
Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 22°C e máxima de 27°C
Capão da Canoa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 21°C e máxima de 28°C
Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 22°C e máxima de 27°C
Rio Grande: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 23°C e máxima de 26°C
Mostardas: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 26°C
Passo Fundo: tempo aberto e com poucas nuvens. Mínima de 18°C e máxima de 29°C