A expectativa para o final de semana é de tempo instável em boa parte do Rio Grande do Sul.
O dia que amanheceu ensolarado em Porto Alegre neste sábado (03) começa a mudar à tarde, com previsão de chuvas desde o norte gaúcho.
No Litoral Norte, a chuva pode chegar acompanhada de granizo. Nas demais áreas onde chove, o volume de água é pouco expressivo. Apenas na metade sul do Rio Grande do Sul o tempo será firme, com sol predominando e assim mantendo as temperaturas bastante elevadas.
Também vai seguir quente em Porto Alegre. Na sexta-feira, as temperaturas máximas ficaram acima dos 30°C. Conforme a Somar, na Capital, a chuva deve ser mal distribuída, podendo chover bastante em alguns bairros e nada em outros. Em alguns pontos podem ocorrer alagamentos.
No domingo, uma área de baixa pressão sobre o sul do Paraguai e outra próxima do litoral da Região Sul, mantém o risco para pancadas de chuva no final do dia na maior parte da Região Sul.
O volume de água de maneira geral não será muito elevado, e o risco para transtornos é baixo, com exceção do norte gaúcho, onde as pancadas podem vir acompanhadas de trovoadas, com potencial para queda de granizo.
Os municípios do oeste e da Região da Campanha do Rio Grande do Sul terão mais uma vez tempo aberto, com a atuação de uma massa de ar seco.
A segunda-feira será marcada por tempo seco desde o centro do Estado, até a fronteira oeste, ainda por influência de uma massa de ar seco que mantém o sol predominando. Já nas demais áreas da Região Sul, mesmo com o sol aparecendo entre nuvens ao longo do dia, as pancadas de chuva acontecem entre o final da tarde e o começo da noite, por influência da passagem de uma frente fria afastada da costa do Rio Grande do Sul.