O fim de semana deve ser de tempo instável em parte do Rio Grande do Sul. No sábado (3), há previsão de chuva, no fim da tarde, para áreas entre o Norte e o Leste. Na Serra, na Região Metropolitana e no Litoral Norte, as precipitações podem ser mais fortes. No Oeste e no Centro, uma massa de ar seco deixa o céu com poucas nuvens.
– Essa chuva pode ser intensa, mas não deve ser duradoura. Deve variar entre 5mm e 15mm. As rajadas de vento devem passar dos 50 km/h – afirma o meteorologista da Somar Celso Oliveira.
A temperatura deve ficar elevada na maioria das regiões, mesmo com o tempo instável. Em cidades como Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, e Campo Bom, no Vale do Sinos, pode fazer até 35°C.
Em Porto Alegre, o sol aparece pela manhã, mas, a partir da tarde, são previstas precipitações, de cerca de 5mm em média. A temperatura pode chegar a 32°C.
– A característica da chuva em Porto Alegre é de ser mal distribuída, ou seja, pode chover bastante em alguns bairros e quase nada em outros . Os motoristas devem ter atenção com os possíveis alagamentos devido a intensidade da chuva – alerta Oliveira.
No domingo (4), o tempo deve ficar instável na maioria das regiões do Estado. As precipitações mais intensas, cerca de 20mm, devem se concentrar no Sul e no Litoral e, conforme a meteorologista, podem causar alagamentos. A previsão é de que o sol predomine apenas no Oeste.
– A chuva deve ser de 15mm a 25mm no Litoral e deve ocorrer ao longo do dia –diz o meteorologista.
A sensação de abafamento deve prevalecer na maior parte do Estado. Em Rio Pardo, pode fazer até 36°C.
Na Capital, podem ocorrer pancadas de chuva pela manhã e à noite. Os termômetros devem registrar entre 23°C e 32°C.