O calorão registrado no Rio Grande do Sul nos últimos dias segue no Estado neste domingo (4). A soma de altas temperaturas e umidade elevada deve ocasionar sensação de abafamento, nebulosidade e pancadas de chuva em todo o RS, principalmente na Serra e na Fronteira Oeste, segundo a Somar Meteorologia. Nessas regiões, os acumulados podem chegar à casa dos 10mm, mas com baixa possibilidade de transtornos em razão do mau tempo. No restante do Estado, a instabilidade será mais pontual, com precipitações menos elevadas.
— No verão, temperaturas mais altas e umidade elevada são ingredientes para precipitação. Amanhã (domingo), essa chuva deve ser mais tranquila. Tempestades podem ser registradas em parte da Fronteira Oeste e da Região Norte, mas essa possibilidade é remota — explicou o meteorologista Jonas Ribeiro, da Somar.
Quem aproveitou o fim de semana para curtir o Litoral vai encontrar calor, mas também possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Em Torres e Tramandaí, no Litoral Norte, os termômetros devem marcar entre 22ºC e 28ºC. Na Praia do Cassino, em Rio Grande, no sul do Estado, calor deve ser mais acanhado, com temperaturas entre 22ºC e 26ºC.
Em Porto Alegre, como na maioria do Estado, as temperaturas seguem elevadas, o que facilita o registro de pancadas de chuva, principalmente, no meio da tarde. Na Capital, as temperaturas devem ficar entre os 21ºC e os 33ºC.
A temperatura mínima do RS deverá ser registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra. No município, os termômetros devem marcar 14ºC no início da manhã. A Fronteira Oeste deve ser a região com as maiores máximas. Cidades com Uruguaiana e Quaraí podem ter temperaturas acima dos 30ºC.
Segundo o meteorologista da Somar, as temperaturas devem cair um pouco na próxima quarta-feira (7), mas não de maneira abrupta.
Alerta
Na tarde deste sábado, a Defesa Civil estadual emitiu alerta para o risco de temporais no RS entre este sábado (3) e o domingo (4). No comunicado, o órgão informa que, nessas datas, há previsão de chuvas fortes, ventos intensos e possível queda de granizo.
“Há um baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, para as regiões dos Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões, Litoral Norte, Campanha, Depressão Central e Alto Uruguai”, diz trecho da nota.