A terça-feira (27) será marcada pelo avanço das áreas de instabilidades sobre o Rio Grande do Sul. São esperadas pancadas de chuva em todas as regiões do Estado, mas nas áreas a Oeste, a chuva ocorre já no período da manhã, como em Uruguaiana e Pelotas, onde as máxima devem ficar entre 26°C e 30°C. Nas demais áreas, a chuva chega no final da tarde. Em Porto Alegre, a temperatura fica na casa dos 28°C.
Mesmo com a chuva avançando, o sol aparece por alguns momentos e a sensação é de calor e de tempo abafado, o que potencializa as instabilidades. As pancadas podem ocorrer com intensidade moderada e acompanhadas de trovoadas.
Na quarta-feira (28), com o afastamento das instabilidades em direção ao oceano e o avanço de uma massa de ar seco, os municípios do oeste até o centro gaúcho voltam a ter tempo firme. Nas áreas do Norte e do Leste, o dia será de sol entre nuvens, e as pancadas voltam a ocorrer no final da tarde. No Interior, com a volta do tempo seco, as temperaturas aumentam rapidamente, e a umidade relativa do ar diminui.
Na quinta-feira (1°), as instabilidades se tornam mais persistentes sobre o Norte, devido a formação de uma área de baixa pressão nas áreas de divisa com Santa Catarina. Os acumulados serão mais expressivos no norte gaúcho, aumentando o risco para transtornos, como alagamentos. As instabilidades seguem abrangentes entre o centro, sul e leste do Estado, porém nessas áreas as pancadas tem menor intensidade. Já na Fronteira Oeste, o tempo seco mais uma vez predomina e o dia será de muito sol, calor e baixa umidade do ar.