As operações dos controladores de velocidade foram retomadas no dia 9 de outubro em 12 rodovias gaúchas. Segundo levantamento divulgado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em um período de 23 dias a partir da data de início da fiscalização, a RS-122, na Serra, contabiliza o maior número de infrações. Foram 1.219 multas – o equivalente a 53 registros por dia.
Entre os dias 9 a 31 de outubro, foram fiscalizados mais de 11,5 milhões de veículos. Ainda de acordo com o Departamento, deste total apenas 0,3% dos motoristas excederam velocidade permitida.
O trecho com o maior número de irregularidades na RS-122 fica entre São Vendelino a Farroupilha. O Daer aponta ainda que, na sequência, estão a RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata – com 589 multas, e a RS-153, entre Tio Hugo e Passo Fundo – com 570 infrações.
Para o comandante do pelotão rodoviário de Farroupilha, tenente Marcelo Stassak, a presença dos pardais nas estradas, especialmente na RS-122, é fundamental para a redução dos acidentes.
— Sem os controladores, a média anual de mortes é de quatro no trecho. Com eles, esse número cai para um ou zero — afirmou o comandante.
Os dispositivos monitoram 93 faixas de tráfego. Além desses aparelhos, foram implantadas 25 câmeras e 25 dispositivos leitores de placas, que auxiliam no rastreamento de veículos roubados.