Os condutores gaúchos levarão mais tempo para acessar o novo serviço online de quitação de multas com descontos de até 40% sobre o valor total. Oferecida pela plataforma digital da carteira nacional de habilitação (CNH), a opção mais econômica precisa ainda de ajustes de integração do banco de dados gaúcho com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) espera concluir esse processo em três meses. Com a adesão completa, o pagamento virtual estará liberado entre dezembro e janeiro, prevê o órgão, caso não haja imprevistos no trâmite.
Para acessar a funcionalidade é preciso fazer o download da carteira digital de trânsito (CDT), na App Store (iOS) ou Google Play (android). Ao instalar e realizar o cadastro, é preciso baixar a CNH, informando o número de registro da habilitação e um código de segurança, impresso no canto inferior direito do verso do documento — essa funcionalidade só está disponível para documentos mais recentes, emitidos a partir de maio de 2017. Finalizada a etapa, a CNH poderá ser apresentada como um documento original em abordagens de órgãos de segurança.
Também há a opção de consulta das infrações pagas ou em aberto, e solicitação de um boleto para quitação, com desconto. O app lista as multas por infrator ou por veículo de sua propriedade.
— Dentro de um único aplicativo, o cidadão resolve inúmeros serviços burocráticos de trânsito — afirma o diretor-geral o Denatran, Frederico Carneiro.
Atualmente, o desconto para quem paga uma multa antes do vencimento é de 20%. Para ter direito aos 40%, é preciso abrir mão de recorrer da infração e deixar de receber as cartas com as multas pelos Correios.
Por enquanto, o uso da carteira digital para gerenciamento e pagamento de multas só é válido para pessoas físicas, excluindo as frotas empresariais.