Cerca de 382,4 mil gaúchos proprietários de veículos ainda não buscaram a restituição da diferença de valor do Dpvat 2020 pago a mais e estão aptos a fazê-lo, segundo a Seguradora Líder. É possível reembolsar, pela internet, de R$ 10,98 a R$ 72,28, de acordo com a categoria do veículo.
Podem solicitar a restituição os proprietários de veículos que pagaram valores maiores do Dpvat cobrados antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que restabeleceu as taxas mais baixas do seguro obrigatório. O reembolso é feito por depósito bancário na conta corrente ou poupança. O prazo máximo para pedido é 31 de dezembro.
Após o cadastro no endereço, o valor é processado em até dois dias úteis, dependendo da compensação bancária para ser efetivada. Ao enviar o pedido de reembolso, o proprietário recebe um número de protocolo para acompanhar o processo no mesmo site.
A restituição começou a ser oferecida em 15 de janeiro e quase 139 mil pessoas fizeram o pedido apenas no Rio Grande do Sul — no total, 521,4 mil gaúchos têm direito aos valores.
Passo a passo
- Acesse a plataforma que a Seguradora Líder disponibiliza neste link
- Insira CPF ou CNPJ do proprietário do veículo; Renavam do veículo; e-mail e telefone de contato; data em que foi realizado o pagamento a mais; valor pago; e banco, agência e conta corrente ou conta poupança do proprietário do veículo
- Aguarde até dois dias úteis
- Se o processo não der certo e você tiver uma reclamação, é possível levá-la à Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão vinculado ao Ministério da Economia, neste link