A ordem de reinício das obras de acesso a oito municípios do Rio Grande do Sul foi assinada pelo governador Eduardo Leite nesta quinta-feira (15) e deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta (16). Serão pavimentados os acessos às cidades de Santo Antônio de Palma, São José do Hortêncio, Carlos Gomes, Sério, Muliterno, Sertão Santana, Ubiretama e Boqueirão do Leão.
As obras integram o programa Acessos Municipais, executado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que tem por objetivo asfaltar as rotas de chegada a comunidades do Interior, interligando-as às principais rodovias gaúchas. As melhorias serão pagas com recursos do Tesouro estadual. Outras seis cidades estão com obras em fase de conclusão, mas os trabalhos foram garantidos com verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Mesmo com a retomada da pavimentação em oito municípios, outras 53 cidades seguem sem asfaltamento. Sem dinheiro para arcar com os custos das obras, o governo gaúcho busca recursos em Brasília.
De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a expectativa é que a bancada gaúcha no Congresso Nacional consiga destinar uma emenda que beneficie o programa.
— Qualquer recurso será bem-vindo. Se conseguirmos asfaltar o acesso de um município, já será ótimo. Mas acredito que vamos conseguir contemplar mais cidades com a sensibilidade dos parlamentares — afirma.
A projeção do Piratini é que as melhorias custem cerca de R$ 300 milhões. Presente na cerimônia, o deputado estadual Paparico Bacchi (PL) afirmou que já está em articulação a construção de uma emenda coletiva. O assunto foi discutido em Brasília, nesta quarta-feira (14), com o deputado federal Giovani Cherini (PL-RS), coordenador da bancada federal.