Prevista para ser liberada totalmente na semana passada, a ponte sobre o Rio Caí, na BR-386, entre Nova Santa Rita e Montenegro, segue com o trânsito parcialmente interrompido nesta terça-feira (4). Após série de adiamentos, a liberação das quatro vias — nos dois sentidos — era estimada para a última sexta-feira (31).
Em razão do mau tempo, a data foi transferida para segunda-feira (3). No entanto, o prazo foi empurrado novamente, para o dia seguinte. Nesta terça, a CCR Via Sul, concessionária responsável pelo trecho, informou que a liberação total do trecho dependia das condições climáticas. Por volta das 8h30min, forte neblina era registrada na região, dificultando a visibilidade. Durante o dia, a empresa informou à reportagem novo prazo: quarta (5) no final da tarde.
Atualmente, três das quatro pistas estão liberadas para os veículos. Apenas uma, no sentido Capital-Interior, está bloqueada — esta faixa precisa passar pela aplicação de uma camada asfáltica para remover a sinalização antiga e receber nova demarcação.
No amanhecer de ontem, homens não estavam trabalhando na pista. Alguns operários faziam reparos embaixo da ponte. O trânsito na região fluía bem nos dois sentidos. No trecho parcialmente liberado, em alguns momentos, a fila de carros aumentava em razão do estreitamento, mas sem pontos de congestionamento.
Região virou símbolo dos transtornos viários
O trecho está parcialmente bloqueado desde outubro de 2016. O trânsito foi totalmente interrompido na ocasião sob ameaça de a estrutura ruir. Desde então, a região virou um dos símbolos de transtornos viários no Estado. O gargalo provocado pela interrupção parcial no trecho gera transtornos no início e no final dos dias e, principalmente, em feriados, quando filas de congestionamentos são registradas.
Neste ano, no mês passado, a Polícia Rodoviária Federal e a empresa CCR Via Sul chegaram a autorizar que motoristas trafegassem no trecho, mas a liberação total ficou para esta semana.