A BR-285, entre São José dos Ausentes e o Litoral Catarinense, ficará completamente interrompida durante seis meses para obras de pavimentação da estrada. A via já tinha bloqueio parcial desde a metade de novembro para o trabalho. Dessa forma, era interrompida durante o dia e liberada à noite.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT), o objetivo da interdição total é acelerar e dar maior segurança às obras. O bloqueio vai abranger um trecho de 13 quilômetros da chamada Serra da Rocinha em Timbé do Sul (SC) e começa no dia 15 de dezembro. Conforme o órgão federal, a liberação à noite não dava segurança devido à necessidade de detonação de rochas e construção de viadutos entre os quilômetros 45 e 55.
Com a medida, apenas moradores terão acesso ao ponto de bloqueio. As obras estão previstas no Lote 2 das obras de construção da rodovia, que se concentram em 22 quilômetros. O Lote 1, em São José dos Ausentes, está paralisado e aguarda nova licitação para a retomada em trecho de oito quilômetros. As alternativas são a RS-110, que liga a BR-285 à Rota do Sol via Jaquirana, a RS-020, que liga Cambará do Sul e a São José dos Ausentes, e a BR-116 via Lages (SC).