Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia todas as notícias de trânsito
O feriado de Ano-Novo trouxe uma boa notícia ao Rio Grande do Sul. O número de motoristas autuados por embriaguez nas estradas gaúchas caiu 49% na comparação com a virada para 2014. Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de cada cem condutores fiscalizados, cinco receberam multa por embriaguez ao volante. No Réveillon do ano passado, esse índice foi de 9%.
Foram fiscalizados 3.560 motoristas no feriadão da virada 2014-2015, e 179 deles acabaram autuados por embriaguez. No ano anterior, houve 3.855 verificações e 351 infrações por embriaguez ao volante.
Nas estradas federais, estaduais e em vias municipais, mais de 19 mil infrações foram registradas pela Polícia Rodoviária Federal e pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) entre 30 de dezembro de 2014 e esta segunda-feira. No período, aconteceram 920 acidentes no Estado, com 13 mortos e 421 feridos - no Natal ocorreram 20 mortes e 456 pessoas ficaram feridas, segundo os dados do Detran.
O comandante do CRBM, coronel Fernando Alberto Grillo Moreira, crê que a redução está associada ao temor dos motoristas de serem pegos em flagrante. É uma tendência percebida desde que a Lei Seca recrudesceu, em 2012, aponta o oficial. No entanto, a norma poderia ser ainda mais dura, analisa:
- Hoje as autuações têm um valor razoável, apesar de nem de longe serem o que deveriam ser. A Brigada fez um estudo e constatou que a multa no Brasil é a mais barata do mundo. Na União Europeia, por exemplo, o primeiro flagrante por embriaguez gera multa de 4,5 mil euros. No segundo, é de 9 mil euros e o cidadão perde o carro.
O coronel ressalta que tem se consolidado a regra de que, mesmo com mais abordagens, fica cada vez mais difícil flagrar motoristas embriagados - "felizmente", completa. Uma tática usada pelo CRBM é posicionar as blitze em regiões onde há bares e consumo de álcool.
O feriado de Natal também apresentou queda nas autuações por embriaguez ao volante, de acordo com o Detran. Nas 3.757 ações de fiscalização efetuadas no último feriadão de Natal, 139 resultaram em infrações. No ano anterior, houve 3.806 verificações e 400 infrações - a taxa de infratores pelo número total de motoristas fiscalizados caiu de 11% para 4% do feriado natalino de 2013 para o de 2014.