Pelo menos 3 mil litros de óleo diesel vazaram no Arroio Dilúvio após um problema técnico em um caminhão-tanque que circulava pela Avenida Ipiranga, nas proximidades da Cristiano Fischer. Técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) estão no local e agora trabalham para evitar que o óleo derramado atinja o Guaíba.
De acordo com o analista ambiental da Fepam Diego Hoffmeister, já foram instaladas contenções no Dilúvio para impedir o avanço do produto. "A gente verificou um dano ambiental de 3 mil litros de diesel por enquanto", afirmou.
Por volta das 14h30, duas faixas da Ipiranga estavam bloqueadas no sentido Centro/Bairro. Não há previsão para a liberação total do trecho.
Outro caminhão foi deslocado até o local para fazer o transbordo do combustível que não derramou do veículo estragado. Ainda há lentidão no trecho.
Problema mecânico
O vazamento ocorreu porque o eixo do caminhão quebrou e cortou um dos canos de combsutível. Como o veículo estava próximo a uma boca de lobo, o óleo vazou para dentro do arroio.