A Meta, empresa dona das redes sociais Facebook e Instagram, anunciou nesta segunda-feira (21) que está testando reconhecimento facial para prevenir a divulgação de anúncios falsos que utilizam imagens de celebridades e pessoas públicas. A tecnologia também será aplicada para a recuperar contas que foram invadidas.
O chamado “celeb-bait” “viola nossas políticas e é ruim para as pessoas que utilizam nossos produtos”, afirmou a empresa, em comunicado. A nota diz que todos os anúncios já são checados, mas que a aparência “real” das propagandas falsas torna esses conteúdos difíceis de detectar.
Neste sentido, será testada uma nova forma de detecção que, em caso de suspeita de “celeb-bait” compara as imagens dos anúncios com a de perfis destas figuras públicas em ambas as redes. Se a suspeita for confirmada, o anúncio será bloqueado. “Nós deletamos imediatamente qualquer dado facial gerado pelos anúncios para essa comparação única (…) Nós não usamos para nenhum outro propósito”, diz a empresa.
Ainda segunda a Meta, um teste prévio realizado com um pequeno grupo de celebridades demonstrou resultados promissores. Nas próximas semanas, figuras públicas que foram impactadas por uso do “celeb-bait” serão notificados do início dos testes e podem optar por saírem.
A tecnologia também será utilizada para a detecção de perfis falsos que se passam por figuras públicas para pedir dinheiro a vítimas.
Recuperação de contas
A empresa também informou que o reconhecimento facial poderá ser utilizado para verificar a identidade daqueles que desejam recuperar o acesso à conta, seja pelo esquecimento da senha, por perda do smartphone ou pela invasão de criminosos. Bastará gravar um vídeo do rosto, que será comparado com fotos do perfil ao qual se está tentando acessar. “Isso é similar a ferramentas de verificação de identidade que você já deve utilizar para desbloquear o telefone ou acessar outros aplicativos” informou a empresa. Atualmente, este processo consiste no envio de um documento oficial ou um certificado que inclua o nome.
Os vídeos enviados serão criptografados e gravados de forma segura, não sendo visíveis à outras pessoas. Além disso, conforme a Meta, serão apagados após a comparação. “Nós acreditamos que a tecnologia de reconhecimento facial pode nos ajudar de forma mais rápida, acertada e efetiva”, aponta a Meta.