A aguardada missão de resgate dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão "presos no espaço" desde junho, ocorre neste sábado (28), às 14h17min. A operação, inicialmente marcada para a última quinta-feira (26), foi adiada devido à chegada da tempestade tropical Helene à costa da Flórida, nos Estados Unidos.
Fãs da exploração espacial poderão acompanhar a cobertura ao vivo do lançamento a partir das 10h10min deste sábado pelo canal da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) no YouTube. A decolagem da Crew-9 ocorrerá no Space Launch Complex-40 (SLC-40), na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, marcando o primeiro voo tripulado a partir desse local.
A Crew-9, que tem capacidade para quatro tripulantes, terá dois assentos vagos, reservados para o retorno de Wilmore e Suni. Nick Hague, Guardião da Força Espacial dos Estados Unidos e astronauta da Nasa, conduzirá a missão com o cosmonauta Aleksandr Gorbunov, da Corporação Estatal de Atividades Espaciais (Roscosmos).
Missão
O principal objetivo da Crew-9 é levar Hague e Gorbunov à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma estadia de cinco meses. Williams e Wilmore viajaram para a ISS a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, em uma missão de oito dias realizada em junho. No entanto, devido a problemas com a espaçonave, eles retornarão apenas em fevereiro, junto com Hague e Gorbunov.
Com problemas de propulsão, a Nasa retornou a cápsula Starliner sem tripulação no início de setembro para uma análise mais detalhada. Isso levou à remoção de dois astronautas, Zena Cardman e Stephanie Wilson, da equipe Crew-9 e à decisão de trazer Wilmore e Suni junto com a tripulação.
Além de garantir o retorno dos astronautas após uma missão de oito dias que se prolongou por meses, a missão SpaceX Crew-9 também realizará atividades na ISS. Entre elas, a manutenção de equipamentos da Estação Internacional e pesquisas conduzidas pela Nasa no espaço.