Às 15h05min de quinta-feira (26) começa a missão resgate dos astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, "presos no espaço" desde junho. A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) planeja lançar a Crew-9, nave da SpaceX – empresa de Elon Musk –, que será responsável por transportar os astronautas de volta à Terra em fevereiro de 2025.
Butch Wilmore e Suni Williams viajaram a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, em junho, para uma missão que deveria durar uma semana. Falhas de segurança na cápsula impossibilitaram o retorno da dupla, que ficou "presa" no espaço e aguarda o resgate. A nave deve retornar à Terra em fevereiro. O russo Aleksandr Gorbunov e o norte-americano Nick Hague decolam em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) para uma missão de 180 dias.
Com espaço para quatro tripulantes, a Crew-9 pousará no espaço com dois assentos vagos. Os lugares foram reservados para o retorno de Wilmore e Suni. A missão será comandada por Nick Hague, Guardião da Força Espacial dos Estados Unidos e astronauta filiado à Nasa. Seu parceiro sera Aleksandr Gorbunov, cosmonauta da Corporação Estatal de Atividades Espaciais (Roscosmos).
Além do trazer os astronautas de volta à Terra após uma missão de oito dias durar sete meses, a missão SpaceX Crew-9 também vai realizar outras atividades espaciais. Entre elas, estão a manutenção de equipamentos da Estação Internacional e pesquisas mantidas pela Nasa no espaço.
A Crew-9 irá decolar do Space Launch Complex-40 (SLC-40) na Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Este será o primeiro voo tripulado lançado do local.