Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, que estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) desde junho, só devem ser resgatados em fevereiro de 2025.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa da Nasa, neste sábado (24). Segundo informações da agência espacial norte-americana, uma espaçonave da SpaceX será utilizada para trazer os astronautas de volta à Terra.
O veículo espacial Crew Dragon, da empresa do magnata Elon Musk, realizará uma missão em fevereiro do ano que vem. E, então, dará uma "carona" para os dois astronautas presos na ISS, disponibilizando assentos da nave que estarão vazios.
— Não foi uma decisão fácil, mas é absolutamente a correta — disse Jim Free, administrador associado da Nasa.
Em uma missão que deveria durar oito dias, a dupla retornaria para a Terra na Starliner, espaçonave da Boeing que os levou. Porém, o veículo apresentou problemas técnicos após acoplar na estação espacial. Desde então, foram três adiamentos.
Assim, a Starliner voltará vazia à Terra, explicou Bill Nelson, chefe da Nasa. A decisão se deu por conta dos riscos que o veículo oferece, devido a problemas em seu sistema de propulsão.
De acordo com a Nasa, astronautas profissionais estão cientes que, ao partirem para uma missão, podem passar bem mais tempo no espaço do que o previsto inicialmente.
A agência espacial norte-americana ainda garante que Butch Wilmore e Suni Williams estão constantemente ocupados na ISS, participando das pesquisas desenvolvidas por cientistas na estação espacial.