Os astronautas norte-americanos Barry Butch Wilmore e Suni Williams, presos no espaço, disseram, em entrevista coletiva transmitida nesta quarta-feira (10), que estão confiantes no resultado dos testes que prometem um retorno seguro à Terra. Um problema nos propulsores na cápsula Starliner, da Boeing, por onde os dois viajaram até a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), tem impedido a volta da dupla.
A equipe quer garantir que os resultados dos testes são satisfatórios porque as falhas do equipamento podem colocar a vida dos tripulantes em risco durante o retorno. A volta, que estava prevista para o dia 12 de junho, já foi adiada três vezes. A Nasa ainda não anunciou uma nova data para o voo com destino à Terra, mas os astronautas sinalizaram que estão bem e com expectativa alta para encontrarem uma solução. Quando perguntado se está confiante e pronto para o retorno, Wilmore respondeu positivamente:
— Estamos absolutamente confiantes. [...] Tudo está em ordem até onde sabemos. Isso é um ponto positivo. Na verdade, estamos realizando testes de propulsores neste momento em White Sands, Novo México, passando por esse processo, tentando replicar o que vimos no segundo dia do voo quando estávamos nos encontrando. E vamos aprender com isso. Vamos incorporar novos processos, novos procedimentos. Então, obviamente, neste momento, estamos prontos. Estaremos prontos, a menos que os dados mostrem o contrário. Mas agora, com base no que sabemos, estamos absolutamente prontos.
Com sorriso no rosto, Suni Williams complementou a fala do colega, afirmando que a equipe passou por muitas simulações para que a espaçonave possa enfrentar diferentes testes de falhas. Ela garantiu que sente segurança de que, se houver um problema com a ISS, a dupla poderá entrar na nave, desacoplar, conversar com a equipe e tentar descobrir a melhor maneira de retornar à Terra.
— Tenho um bom pressentimento no coração de que a espaçonave nos trará de volta, sem problemas. Mas, como Butch disse, estamos aprendendo agora a otimizar nossa situação específica e garantir que saibamos tudo sobre isso.
Os dois primeiros astronautas transportados a bordo da Starliner, a nave espacial da companhia aeronáutica americana Boeing, entraram na ISS no dia 6 de junho. A viagem, que era para durar cerca de uma semana, precisou ser estendida. Apesar disso, a astronauta, que acumula sete caminhadas espaciais, aproveitou o tempo da transmissão ao vivo para garantir que a dupla está bem:
— Estamos nos divertindo aqui na ISS. Sabe, o Butch e eu já estivemos aqui antes, e parece que estamos voltando para casa. É bom flutuar ao redor. É bom estar no espaço e trabalhar aqui com a equipe da Estação Espacial Internacional.