A Agência Espacial Norte-americana (Nasa) disse, nesta quinta-feira (22), que deverá anunciar no sábado (24) a decisão sobre os dois astronautas presos no espaço.
O anúncio decidirá se os profissionais, que viajaram para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), retornem à Terra na cápsula Starliner, da Boeing, que os transportou para o espaço no começo de junho, ou em uma cápsula da SpaceX. As informações são do portal g1.
"A decisão da Nasa sobre o retorno da Starliner à Terra com os astronautas a bordo é esperada para não antes do próximo sábado, 24 de agosto, após a conclusão de uma revisão", disse a agência espacial em um comunicado.
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, deveriam ter voltado em 12 de junho, mas podem voltar ao planeta Terra somente em fevereiro 2025, caso a cápsula Starliner ainda seja considerada insegura. O retorno já foi adiado três vezes.
A agência espacial está discutindo planos com a SpaceX para deixar dois assentos vazios em um próximo lançamento da cápsula Crew Dragon.
Os dois foram enviados ao espaço em 5 de junho, em uma missão que deveria ser de oito dias, no primeiro voo tripulado da cápsula Starliner, da Boeing. Porém, segundo a agência, problemas nos propulsores e vazamentos de hélio bagunçaram todo o cronograma.