O esqueleto do maior dinossauro já colocado à venda será leiloado no dia 16 de novembro na França, por um preço estimado entre 3 e 5 milhões de euros (R$ 17,5 e R$ 29,5 milhões na cotação atual).
O apatossauro, herbívoro com cerca de 20 metros de comprimento e 20 toneladas em vida, tem mais de 75% de seus ossos originais e foi encontrado no Wyoming, Estados Unidos, em 2018.
— Aqui temos o maior e mais dócil dos dinossauros, o primeiro ícone do Jurassic Park —, explicou Olivier Collin du Bocage, leiloeiro da Drouot que faz a venda junto com a casa Barbarossa.
O fóssil, batizado de Vulcain, estará exposto a partir deste sábado na estufa do castelo Dampierre-en-Yvelines, nos arredores de Paris, onde se hospedaram os reis Luís XIII, Luís XIV e Luís XV.
A escavação foi financiada por um investidor francês e o fóssil, composto por 300 ossos, foi enviado à França para tratamento.
— Recebemos grandes blocos de rocha, alguns pesavam mais de uma tonelada — disse Nicolas Tourment, fundador e diretor do Laboratório Paleomoove, encarregado da restauração.
O fóssil, com cerca de 150 milhões de anos, possui uma protuberância na base da cauda, provavelmente resultado da mordida de um predador. O contrato de venda determina que o futuro proprietário deve permitir que paleontólogos tenham acesso ao fóssil para que possam estudá-lo.