O Google revelou durante o evento Games Develop Summit que o programa de recompensas Play Points será lançado no Brasil ainda este ano. Essa novidade visa auxiliar os desenvolvedores na retenção de público e na conquista de novos usuários em seus aplicativos. Mais de 220 milhões de pessoas em 35 mercados ao redor do mundo já utilizam o programa.
Como funciona o Google Play Points
No Play Points, os usuários acumulam pontos ao utilizar a Play Store, seja através de compras de aplicativos, filmes e livros, ou ao baixar aplicativos e jogos gratuitos em destaque na loja. Esses pontos podem ser posteriormente trocados por benefícios, como crédito na própria Play Store, cupons de desconto ou itens especiais dentro de aplicativos selecionados.
A iniciativa do Google convida desenvolvedores específicos a criarem promoções dentro de seus aplicativos, com o intuito de aumentar a retenção e o engajamento do público.
Conforme os usuários avançam do nível Bronze ao Platina no Play Points, eles ganham pontos mais rapidamente e recebem prêmios semanais, conforme explicado pela companhia na página do programa.
Disponibilidade do Play Points
Atualmente, o programa de recompensas da Play Store está disponível em países como África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Áustria, Bélgica, Coreia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça e Taiwan.
Apesar de anunciar a chegada do Play Points ao Brasil ainda neste ano, o Google ainda não determinou uma janela mais precisa para o lançamento.