As contas do Google que não foram acessadas nos últimos dois anos começarão a ser excluídas, conforme anúncio da companhia. A medida começará a partir de 1º de dezembro de 2023, visando a segurança dos usuários.
Os indivíduos que não quiserem perder suas contas deverão entrar nelas e realizar ao menos uma atividade: ler ou enviar um e-mail, assistir a um vídeo no YouTube, compartilhar uma foto ou até mesmo usar a conta para pesquisar algo na barra de pesquisa. As informações são do portal G1.
Se excluídas, as contas perderão todos os tipos de conteúdos, sejam e-mails, arquivos de Drive, Meet, Fotos, Docs, entre outros.
Segunda a empresa, as exclusões iniciais serão realizadas nas contas que foram criadas e nunca mais utilizadas. Vale ressaltar que a medida será efetivada apenas em logins pessoais, não afetando cadastros de empresas e organizações.
A ação do Google ocorre pois a insegurança de contas inativas é maior, visto que diversas já apareceram em vazamentos de dados e não têm proteção da autenticação de dois fatores.