Um eclipse solar total ocorrerá em 8 de abril. Neste dia, a Lua se posicionará entre a Terra e o Sol, em alinhamento, criando uma sombra capaz de bloquear totalmente a luminosidade solar. Em outras palavras, é como se o Sol desaparecesse atrás da Lua durante algum tempo.
Desta vez, o fenômeno ocorrerá exclusivamente no Hemisfério Norte. O eclipse terá início no Oceano Pacífico Sul e cruzará a América do Norte, passando por México, Estados Unidos e Canadá.
Horário do eclipse solar total
O evento deve chegar à costa do México às 15h07min (horário de Brasília) e seguir em direção ao Texas, nos Estados Unidos. Por fim, passará pelo Canadá, e, depois de percorrer os três países, a previsão é de que o eclipse deixe a América do Norte às 16h46min (horário de Brasília), após cumprir um percurso de aproximadamente 1h40min pelo continente.
Como acompanhar o eclipse solar total
Diferentemente do eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023, quando boa parte do Brasil pôde acompanhar o fenômeno, o eclipse solar do tipo total de 8 de abril de 2024 não aparecerá no céu brasileiro.
O evento só poderá ser visto integralmente por quem estiver na América do Norte. Na Europa, a visualização será parcial, enquanto que na América do Sul o fenômeno não acontecerá.
Como brasileiros poderão acompanhar o eclipse solar?
Para quem estiver em solo brasileiro e quiser acompanhar o eclipse solar total, a Nasa fará a transmissão ao vivo do evento astronômico.