Um eclipse solar total acontecerá no próximo dia 8 de abril. A Lua se posicionará entre a Terra e o Sol, criando uma sombra sobre o planeta e escondendo totalmente o disco solar para os observadores humanos. Ainda que o fenômeno não seja perigoso, autoridades dos Estados Unidos emitiram alertas de segurança para o dia tão esperado.
A Administração de Emergências (EMA) do Condado de Lorain, em Ohio, por exemplo, orientou que as pessoas armazenem alimentos, água e combustível. Em outros lugares do Texas, escolas devem ser fechadas.
Motivos para os alertas sobre o eclipse solar
As orientações para moradores das regiões nas quais o fenômeno será visível em sua totalidade vizam organizar o fluxo de pessoas em razão do aumento de turistas, que vão se deslocar para ter uma melhor visão do Sol desaparecendo atrás da Lua. A maior movimentação nesses locais pode afetar o transporte e os serviços de emergência.
— O que podemos ter é multidões com que não estamos acostumados — disse Dave Freeman, diretor da EMA do Condado de Lorain, para o canal Fox 8 News, ainda em fevereiro. — Não temos infraestrutura preparada para isso, não temos as estradas.