O ano de 2023 foi marcado por muitos acontecimentos no mundo da pesquisa e exploração espacial. Em comemoração ao Ano-Novo, os fotógrafos da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) selecionaram cem fotos de bastidores de momentos importantes do último ano. As imagens mostram preparações para missões, reuniões e eventos da Agência.
Desde o retorno da amostra OSIRIS-REx em Utah até o lançamento do Psyche no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, as fotos celebram o trabalho e as ações da Nasa do último ano. Para relembrar alguns desses momentos, GZH separou algumas das imagens publicadas em 2023. A lista completa de fotos pode ser acessada neste site.
O Falcon Heavy, foguete da SpaceX considerado o mais potente do mundo, foi lançado no dia 13 de outubro de 2023, com a espaçonave Psyche a bordo. O lançamento foi no Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, Estados Unidos.
A viagem será longa: Psyche viajará para um asteroide rico em metal com o mesmo nome orbitando o Sol entre Marte e Júpiter para estudar sua composição. A sonda da Nasa percorrerá cerca de 3,5 bilhões de quilômetros para chegar até lá, provavelmente no verão boreal de 2029.
A maior amostra já coletada de um asteroide no espaço, e a primeira feita pela Nasa, pousou no deserto de Utah, nos Estados Unidos, no dia 24 de setembro de 2023, sete anos após o lançamento da missão.
Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a amostra, coletada do asteroide Bennu em 2020, deve conter cerca de 250 gramas de material, muito mais do que dois asteroides anteriores trazidos por missões japonesas. Fragmentos de corpo celeste são remanescentes da formação do Sistema Solar, oferecendo pistas sobre os momentos em que os planetas estavam em formação.
Quatro astronautas, um de cada país, rumaram em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) pela missão SpaceX Crew-7. A bordo da Dragon, acoplada ao foguete SpaceX, o norte-americano Jasmin Moghbeli, o dinamarquês Andreas Mogensen, o russo Konstantin Borisov e o japonês Satoshi Furukawa decolaram do Centro Espacial Kennedy em 26 de agosto para substituir quatro astronautas que estavam em órbita desde março.
Foi o primeiro lançamento dos Estados Unidos em que cada assento da espaçonave foi ocupado por um país diferente — até agora, a Nasa sempre incluiu dois ou três de seus próprios astronautas em seus voos de táxi da SpaceX.
Os russos Oleg Kononenko, de 59 anos, e Nikolai Chub, 39, e a norte-americana Loral O'Hara, 40, embarcaram no foguete Soyuz, em um simbolismo de cooperação entre Rússia e Estados Unidos em um período tenso nas relações diplomáticas entre os países.
Foi a primeira vez que O'Hara e Chub foram para o espaço.
Nos preparativos para o lançamento da missão SpaceX Crew-6, o Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, recebeu uma visita animal. Duas aves da espécie sandhill — típica da América do Norte — foram flagradas no gramado da instalação no dia 24 de fevereiro.
No dia seguinte, os astronautas Stephen Bowen e Warren "Woody" Hoburg, dos Estados Unidos, Sultan Alneyadi, dos Emirados Árabes Unidos, e Roscosmos Andrey Fedyaev, da Rússia, embarcaram na missão espacial.
Após 157 dias no espaço, parte da missão SpaceX Crew-5, os astronautas Anna Kikina, Josh Cassada, Nicole Mann e Koichi Wakata retornaram à Terra. A bordo da espaçonave Spacex Dragon Endurance, eles pousaram no Golfo do México, na costa de Tampa, na Flórida, em 11 de março.
No período em órbita, os astronautas realizaram mais de 200 experimentos científicos.