Novas imagens divulgadas nesta semana pela Nasa, a Agência Espacial Norte-Americana, mostram o impacto da sonda Dart com o asteroide Dimorphos, que, embora divulgado agora, ocorreu em setembro de 2022. O vídeo foi idealizado a partir de imagens do satélite LICIAcube, da agência espacial italiana, coletadas pelo cientista Jacint Roger Perez.
A colisão da espaçonave com o asteroide foi planejada pela Nasa. Faz parte do projeto Dart, desenvolvido para “alterar a direção de asteroides” como forma de proteção à Terra.
— Esta missão mostra que a NASA está tentando estar pronta para tudo o que o universo nos lançar. A NASA provou que levamos a sério como defensores do planeta. Este é um momento decisivo para a defesa planetária e para toda a humanidade, demonstrando o compromisso da equipe excepcional da NASA e dos parceiros de todo o mundo —, explicou Bil Nelson, administrador da instituição.
Nas imagens, uma nuvem de poeira cerca o asteroide logo após o impacto, demonstrando o tamanho de destruição.
Segundo a Nasa, o corpo celeste tinha 780 metros de diâmetro e liberou mais de um milhão de quilos de material, além de formar uma “cauda de 10 mil quilômetros” no espaço.
“Isto marca a primeira vez que a humanidade altera propositalmente o movimento de um objeto celeste e a primeira demonstração em escala real da tecnologia de deflexão de asteroides”, destacou a instituição em nota.
*Produção: Lucas de Oliveira