O portal de e-commerce Mercado Livre anunciou que lançará na próxima quarta-feira (9) o Mercado Play no Brasil, streaming de filmes e séries que dá acesso a 1.600 títulos para acesso gratuito. A plataforma é resultado de uma parceria com o Disney+, Star+, HBO Max e Paramount+, que disponibilizarão parte do seu catálogo ao novo serviço.
Segundo a plataforma, cerca de 30% da base de usuários, escolhidos aleatoriamente, poderão acessar a programação gratuita a partir da data de lançamento. Os demais, por outro lado, só terão acesso ao final deste mês.
A receita virá de anúncios inseridos durante a exibição dos filmes, por meio da unidade de publicidade digital do grupo, o Mercado Ads. Apesar dos longas gratuitos, parte do conteúdo será fechado para assinantes, e a plataforma irá comercializar pacotes para acesso a esses canais.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Luiz Barros, vice-presidente de entretenimento do Mercado Livre, afirma que o objetivo não é concorrer com outros canais de streaming. "Existe hoje uma grande base de consumidores que não tem acesso ao streaming e vamos preencher esta lacuna", diz.
A expectativa é que 77 milhões de usuários do Mercado Livre sejam atingidos pelo serviço no Brasil. Na próxima quarta-feira (9), a plataforma irá selecionar, de maneira aleatória, usuários para ter acesso à programação gratuita. A plataforma será liberada para todos até o final de agosto.