A remoção dos selos azuis de perfis verificados no Twitter entrou efetivamente em vigor nesta quinta-feira (20). Diversos usuários, incluindo famosos, deixaram de ter o tíquete nas suas contas da plataforma.
Em fevereiro, o dono da rede social, Elon Musk, anunciou que a medida progrediria e, quem não adquirisse o Twitter Blue, versão paga da rede social que pode chegar a R$ 60 mensais, perderia o verificado — como está acontecendo. Na noite de quarta-feira (19), o CEO da companhia reforçou que as etiquetas seriam retiradas dos perfis que não desembolsassem o valor designado.
Nem as diversas contas do papa Francisco, que são especificadas para diferentes línguas, escaparam. Além do pontífice, o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, também perdeu o verificado. Já Luiz Inácio Lula da Silva, por ser o representante atual do governo, se manteve com o selo, mas de uma cor cinza.
Os veículos jornalísticos permaneceram com um selo dourado, a não ser o The New York Times, dos Estados Unidos, que provocou o bilionário ao informar que não assinaria o serviço destinado a corporações.
Os usuários da rede social estão repercutindo o ocorrido e apontando quais famosos adquiriram o Twitter Blue. Anitta e Juliette, por exemplo, estão com o selo azul em seu respectivos perfis. Mas Luísa Sonza e Pablo Vittar deixaram de ter a etiqueta.