O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, ficou fora do ar em vários instituições financeiras na noite desta quarta-feira (5), em diversas localidades do Brasil.
Ao tentar acessar o sistema, os aplicativos das instituições financeiras avisavam que o sistema não estava disponível, e orientavam a fazer as transferências por TED (Transferência Eletrônica Direta), sistema que opera de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
O termo se tornou um dos mais comentados no Twitter devido a instabilidade. Alguns bancos têm respondido a clientes sobre o problema. Há relatos de clientes do Itaú, Bradesco, Santander, Nubank, Inter e Sicredi.
Em testes feitos por GZH às 22h30min, o sistema ainda não conseguia fazer transferências em alguns dispositivos. Conforme o site Downdetector, que verifica instabilidades em plataformas online, 80% dos registros relacionados ao Santander se referiam ao Pix, com pico das notificações (204), às 20h11min. Já no Inter, 96% dos registros estavam relacionados ao Pix, com diferentes picos de oscilações desde as 10h28min, alcançando o ápice de 108 registros às 19h28min.
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação do Sicredi informou que não tinha informações oficiais sobre registros de oscilações até a noite desta quarta-feira. A assessoria do Banco Central também foi procurada, mas até a publicação desta matéria, GZH não obteve retorno.