Os usuários do WhatsApp já podem utilizar cartão de crédito e débito para realizar pagamentos e adquirir produtos diretamente pela plataforma. A novidade, autorizada pelo Banco Central em março, entrou em vigor nesta terça-feira (11). O serviço não está plenamente ativo e chegará às empresas de forma gradual. Desde 2021 há serviços de pagamento liberados.
Sem especificar dada, a empresa anunciou que "nos próximos meses" todos os negócios do WhatsApp Business terão acesso à novidade.
O serviço de transferência de dinheiro pelo WhatsApp foi lançado, em 2021, possibilitando que usuários enviassem dinheiro para os seus contatos. Para isso, é necessário configurar o Meta Pay e verificar um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitido por um dos bancos participantes.
Uma medida coercitiva impedia a plataforma de usar o método de pagamento com cartão de crédito, das bandeiras Visa e Mastercard, as únicas que serão permitidas a partir da nova decisão. Conforme a nota no site do órgão, a lei que rege o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), teve alterações, possibilitando a liberação da nova funcionalidade. Outros cartões deverão entrar com um pedido ao WhatsApp para ter autorização de uso dos serviços pelo aplicativo.
Com a mudança, será possível, também, habilitar o serviço de pagamento. Ou seja, negócios poderão realizar vendas pelo aplicativo, como demonstrou o chefe do WhatsApp na América Latina, Guilherme Horn, no WhatsApp Business Summit, conferência de negócios da plataforma, que ocorreu em novembro do ano passado. Com a autorização do Banco Central, a ferramenta poderá começar a funcionar quando for lançada pela empresa.
Como configurar uma forma de pagamento e transferência:
- Abra uma conversa com a pessoa (ou, futuramente, negócio) para a qual você deseja enviar dinheiro
- Toque no símbolo R$. Se preferir, toque no ícone de clipe (Android) ou no símbolo de + (iPhone) e, em seguida, em Pagamento
- Toque em Continuar na tela do Meta Pay
- Toque em Continuar para aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Pagamentos no WhatsApp, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Meta, os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Facebook Pagamentos e os Termos de Serviço e a Política de Privacidade da Cielo
- Crie uma senha de seis dígitos para pagamentos
- Insira sua senha para pagamentos novamente para confirmá-lo e toque em Avançar
- Para usar sua impressão digital em vez de inserir a senha para pagamentos manualmente, toque em Usar impressão digital. Se preferir, toque em Agora não para inserir sua senha para pagamentos manualmente
- Insira seu nome, sobrenome e CPF. Em seguida, toque em Avançar
- Insira seu endereço completo e toque em Avançar
- Insira sua data de nascimento e toque em Avançar
- Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número, a data de validade e o código CVV
- Toque em Salvar
- Após adicionar os dados do seu cartão, você poderá verificá-lo, por código de verificação ou pelo aplicativo do banco
Como verificar o cartão usando código de verificação:
- Toque em Verificar agora
- Selecione se deseja receber o código por SMS, por e-mail ou pelo aplicativo do seu banco
- Insira o código de verificação enviado para o número de telefone ou e-mail cadastrado no seu banco, ou para o aplicativo do banco. Se precisar de outro código, toque em Reenviar códio
- Com o cartão verificado, já pode começar a fazer transferências
Como verificar o cartão usando o aplicativo do banco:
- Toque em Verificar agora
- Toque em Usar o aplicativo do seu banco
- Acesse o aplicativo do seu banco
Caso haja problema para verificar o cartão ou realizar transferências, a Central de Ajuda do WhatsApp pode ajudar.