Lançado em 2021 pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o telescópio James Webb fez mais uma importante descoberta. Existe água e outros elementos químicos no Wasp-39b, planeta fora do sistema solar descoberto em 2011, um exoplaneta, localizado 700 anos-luz distante da Terra.
O Wasp-39b é considerado um "gigante gasoso", tendo uma massa equivalente a Saturno e tamanho semelhante ao de Júpiter. No entanto, enquanto estes planetas mais próximos da Terra são frios e distantes da sua estrela, o exoplaneta está tão próximo da sua estrela como Mercúrio está do Sol, tornando-o muito quente.
Em agosto, Webb identificou a presença de dióxido de carbono na atmosfera de WASP-39b e, agora, encontrou também água, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, sódio e potássio, o que torna a atmosfera do exoplaneta muito tóxica. As informações são do site SapoBrasil.
O Wasp-39b é inabitável. Mais do que oferecer um possível destino para seres vivos, a descoberta é mais uma demonstração da inovadora capacidade do telescópio James Webb para recolher análises moleculares no espaço e perceber as composições de planetas muito distantes.