O WhatsApp anunciou na segunda-feira (26) o recurso de compartilhamento de links para chamadas no aplicativo. A funcionalidade já foi liberada para alguns usuários e deve chegar em breve para todos que tiverem o aplicativo, mediante atualização.
A criação do link poderá ser feita ao acessar a opção "Links de Chamada" dentro da aba "Chamadas" (imagem). Quando realizado, o caminho de comunicação digital permite, com apenas um toque, que o usuário ingresse na conversa por áudio ou vídeo.
O anúncio oficial foi publicado no perfil do Twitter de Will Cathcart, diretor do WhatsApp, empresa da Meta, que também é dona do Facebook e Instagram. "Animado para apresentar os Links de Chamada, para que você possa facilmente iniciar ou participar de uma ligação usando apenas um link", escreveu.
Em junho de 2022, Cathcart anunciou que grandes mudanças aconteceriam no WhatsApp. Uma série de novidades foram previstas pelo funcionário da empresa, as quais visavam incrementar a qualidade da experiência em chamadas de vídeo realizadas dentro do aplicativo.
Também neste ano, a plataforma aumentou o limite de participantes em uma chamada de oito para 32. Com os links gerados rapidamente, a expectativa é que fique ainda mais comum que as ligações tenham números mais elevados de componentes no grupo, podendo concorrer frente a frente com outros aplicativos com o mesmo objetivo.
As novidades não param por aí. Em abril, a ferramenta "Comunidades" foi anunciada pela empresa, permitindo milhares de pessoas em um mesmo grupo. No Brasil, a função só vai entrar em vigor a partir de 2023, visando reduzir a circulação de notícias falsas durante o período eleitoral e troca de mandato.