O James Webb capturou mais uma imagem inédita, divulgada nesta terça-feira (27). A galáxia IC 5332, localizada a 29 mil anos-luz de distância da Terra, é semelhante à Via Láctea e praticamente alinhada com nosso planeta.
A enorme via do Universo tem a formatação de um espiral. A galáxia já havia sido registrada por outros telescópios da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), como o Hubble. Porém, não havia a mesma nitidez que o Webb fornece.
Por conta do forte potencial de capturar imagens de alta resolução, o observatório possibilitou a visão dos denominados "ossos cósmicos", que são as regiões escuras que separam os braços espirais do restante da galáxia. Antes, a poeira cósmica não permitia que este fenômeno espacial fosse vislumbrado.
A partir do instrumento de infravermelho usado pelas agências espaciais, o Webb revelou mais detalhes da IC 5332. Para os equipamentos do observatório funcionarem corretamente, o ambiente precisa ser muito frio, cerca de –266 °C, o mais baixo possível, conforme as leis da Física. Um sistema de resfriamento também garante que os detectores sejam mantidos na devida baixa temperatura.
Hubble já tinha descoberto a galáxia
Com imagens de menor resolução, o telescópio Hubble já havia registrado imagens da galáxia em questão. Não é possível visualizar os "ossos cósmicos", diferentemente das fotos capturadas pelo Webb.
As regiões empoeiradas até podem ser identificadas facilmente na imagem do Hubble como as regiões mais escuras, porém, ainda sem a mesma nitidez. O telescópio lançado à órbita da Terra em 1990 utiliza luzes ultravioletas para fazer seu trabalho, por isso, as partículas interestelares se espalha no campo de visão.