A Nasa confirmou nesta terça-feira (14) que a sonda espacial Parker Solar Probe, lançada em 2018, conseguiu viajar até a camada mais externa da atmosfera do Sol. A novidade foi publicada na revista científica Physical Review Letters.
Segundo informações divulgadas pela agência espacial norte-americana, a sonda chegou na camada mais externa do Sol, conhecida como coroa, em abril deste ano. A confirmação só foi feita recentemente porque os pesquisadores demoraram para obter todos dados e confirmar a veracidade das informações.
Os estudiosos relataram no artigo científico que a sonda chegou até uma região em que os campos magnéticos são suficientemente fortes para se manterem estáveis frente ao movimento das partículas energéticas provenientes do Sol. A exploração da área ajudará a entender o comportamento das explosões solares e como elas podem interferir na vida da Terra.
De acordo com Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missão Científica da Nasa, o estudo possibilitará entender o comportamento do Sol e também do restante das estrelas que povoam o Universo.
— Parker Solar Probe tocar o Sol é um momento monumental para a ciência solar e um feito verdadeiramente notável — afirmou Thomas em um vídeo publicado pela Nasa.
A sonda ficou a 13 milhões de quilômetros de distância do centro do Sol quando cruzou pela primeira vez a camada mais externa da estrela. Segundo os dados obtidos, o objeto mergulhou para dentro e para fora da coroa por pelo menos três vezes.
Os pesquisadores, com base em dados preliminares, acreditam que a sonda possa também ter chegado na coroa da estrela em agosto, mas ainda não é possível afirmar a veracidade da informação sem uma análise mais detalhada.
O objeto espacial continuará se aproximando do Sol e avançando sobre sua coroa. A estimativa é que a sonda continue atuando até 2025.