Liberada nesta segunda-feira (1º), a atualização do WhatsApp fará com que alguns sistemas operacionais deixem de rodar o aplicativo. Para suportarem o programa, os smartphones terão de estar com as versões Android 4.1, iOS 10 e KaiOS 2.5.1 ou posteriores. Celulares mais antigos, que não aceitam novas atualizações, já não carregarão mais o serviço de troca de mensagens.
Na Central de Ajuda do WhatsApp específica sobre os celulares com Android, a empresa informou que a versão 4.0.4 e as anteriores a essa deixarão de ser compatíveis com o programa a partir de 1º de novembro. Para os aparelhos com iOS, não houve especificação de data para a liberação, mas as atualizações costumam ser liberadas de forma simultânea.
Em dezembro de 2020, o WhatsApp já havia deixado de ser oferecido para alguns celulares e para todos os aparelhos com sistema operacional inferior à versão 4.0.3 do Android, 9.0 do iOS ou KaiOS 2.5.1 no Linux.
As mudanças ocorrem porque, segundo o Facebook, dona do WhatsApp, em sistemas operacionais mais antigos, é mais difícil garantir segurança dos usuários.
Para evitar a perda do acesso, o WhatsApp Brasil orienta que o usuário transfira sua conta para um aparelho compatível ou faça backup do seu histórico de conversas o quanto antes.