A Blue Origin agendou para sexta-feira (10) o lançamento do seu primeiro foguete orbital. Nomeado como New Glenn, o dispositivo da empresa fundada por Jeff Bezos — também dono da Amazon e segundo homem mais rico do mundo — tem aproximadamente 98 metros de altura e não será tripulado.
Assim que decolar da Estação Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, o foguete vai acirrar ainda mais a corrida espacial comercial. Atualmente o segmento é dominado pela SpaceX, empresa de Elon Musk — homem mais rico do mundo.
Acoplado ao foguete estará um protótipo da Blue Ring Pathfinder, uma espaçonave financiada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Intitulada NG-1, a missão tem como intuito testar um "rebocador espacial", o sistema de energia, um computador de voo que permitiria posicionar vários satélites em órbita, e o conjunto de comunicações do dispositivo.
Durante anos a Blue Origin realizou testes para alcançar o lançamento orbital do seu foguete. Anteriormente, a empresa realizava apenas voos suborbitais — viagens curtas até o limite do espaço — para o transporte de passageiros e cargas utilitárias.
"Este é o nosso primeiro voo e nos preparamos rigorosamente para ele", observou o vice-presidente sênior da New Glenn, Jarrett Jones, no comunicado divulgado pela empresa.
Jones salientou que "nenhuma quantidade de testes de solo ou simulações de missão pode substituir o voo desse foguete. É hora de voar".
O lançamento está previsto para 1h no horário local (3h no horário de Brasília).