Os quatro civis norte-americanos que nunca estiveram no espaço partiram na noite desta quarta-feira (15) para a missão de passar três dias sozinhos em órbita a bordo do foguete Falcon 9, que transporta a cápsula Dragon no topo. A histórica missão Inspiration4 é a primeira da história a enviar apenas novatos à órbita terrestre, sem astronautas profissionais a bordo.
O desafio foi proposto pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, responsável por programa a decolagem de sua primeira missão de turismo espacial. Às 20h02 (21h02 de Brasília), o foguete Falcon 9 foi lançado da lendária plataforma 39A do Centro Kennedy da Nasa, na Flórida, de onde decolou a missão Apolo 11 com destino à Lua.
A cada dia, o grupo completará 15 voltas ao redor do planeta. Os quatro viajarão para mais longe que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita a 575 km da Terra.
O voo deveria ser totalmente automático, mas a tripulação foi preparada pela SpaceX para assumir o controle em caso de emergência.
A viagem terminará em três dias, quando iniciarão uma descida vertiginosa para pouso na costa da Flórida, com paraquedas atuando como freio.
Para a SpaceX, este é o primeiro passo para uma humanidade multiplanetária, a visão definitiva do fundador da empresa, Elon Musk.
Logo após 12 minutos, o voo entrou em órbita - para a vibração da equipe da SpaceX em terra. A bordo serão analisados os dados biológicos (ritmo cardíaco, sono, por exemplo), assim como suas capacidades cognitivas. A tripulação também será submetida a testes antes e depois da viagem para medir o efeito da falta de gravidade em seus corpos.