Neste domingo (11), o bilionário britânico Richard Branson viajará ao espaço em um foguete de sua própria empresa de astroturismo, a Virgin Galactic Holding Inc. A missão foi batizada de Unity 22 e também contará com outros cinco passageiros, além de ser transmitida ao vivo pela internet.
De acordo com informações do site G1, o VSS Unity, como é chamado o foguete, partirá às 10h (horário de Brasília) do espaçoporto Spaceport America — o primeiro projetado para fins comerciais, construído em 2011 pela Virgin Galactic, em Los Cruces, no estado do Novo México, nos Estados Unidos.
Esta será a quarta missão tripulada da empresa de Branson para além da atmosfera terrestre, mas será o primeiro teste de voo com tripulação completa, formada por seis passageiros: dois pilotos e quatro "especialistas da missão" — entre eles, o bilionário britânico.
A previsão é de que o voo tenha duração de 90 minutos e termine onde começou, em uma pista do Spaceport America.
Com a viagem, Branson chegará ao espaço antes de Jeff Bezos, fundador da Amazon, que disse que viajaria em uma nave espacial de sua empresa Blue Origin em 20 de julho.
A competição é feroz entre os dois, que posicionaram suas empresas no setor do turismo espacial, com voos suborbitais curtos.
"A janela para o próximo voo de teste da SpaceShipTwo Unity se abre no dia 11, à espera de verificações meteorológicas e técnicas", informou a Virgin Galactic.
Branson "avaliará a experiência astronáutica privada e se submeterá ao mesmo treinamento, preparação e voo dos futuros astronautas da Virgin Galactic", acrescentou a empresa.
"A companhia usará suas observações e experiência de voo para melhorar as viagens de todos os futuros clientes", emendou.
A Virgin Galactic não usa um foguete clássico para lançar sua nave ao espaço, mas um avião que decola de uma pista e depois solta, na altitude, a nave espacial que leva acoplada. Ao chegar ao espaço, liga seus motores e, depois, desce planando.
Dois pilotos tripulam o avião e quatro pessoas, inclusive Branson, viajam na nave espacial, chamada VSS Unity.
Após este voo, são esperados dois outros testes antes do início dos voos comerciais regulares em 2022, segundo a Virgin Galactic.