Uma mulher de 82 anos acompanhará Jeff Bezos ao espaço a bordo de um voo da empresa Blue Origin em 20 de julho e será a pessoa de mais idade a viajar ao espaço, anunciou a empresa nesta quinta-feira (1).
Wally Funk será a quarta passageira do primeiro voo tripulado da empresa de turismo espacial, ao lado do bilionário, seu irmão Mark Bezos e do vencedor de um leilão por outra vaga que ainda não teve o nome revelado.
Mas Wally já deveria ter viajado antes ao espaço. Em 1961, ela integrava o Mercury 13, um grupo composto por 13 mulheres e que treinava para o programa de astronautas da Nasa, a agência espacial americana, no auge da corrida espacial, segundo o jornal The Washington Post.
O programa submetia as participantes a testes rigorosos, iguais aos realizados pela Mercury 7, a equipe masculina de astronautas. No entanto, o grupo Mercury 13 acabou sendo desfeito e Wally não viajou ao espaço.
Agora, ela recebe uma nova chance. E não será somente pela participação na equipe da Nasa, já que o seu currículo é ainda mais recheado. Primeira mulher inspetora da Federal Aviation Administration e também vanguardista como investigadora de segurança aérea do National Transportation Safety Board, Wally registrou 19,6 mil horas de voo e ensinou mais de 3 mil pessoas a voar.
Sonho de infância
No dia 7 de junho, o fundador da Amazon anunciou que estaria no primeiro voo de turismo no espaço do foguete New Shepard.
— Desde que tinha cinco anos, sonho em viajar para o espaço. Em 20 de julho, farei esta viagem com meu irmão — disse o empresário, divulgando a data do voo.
A viagem deve durar 10 minutos, mas os passageiros passarão apenas quatro destes minutos sobre a linha de Karman — que marca a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço. Na parte superior do foguete, haverá uma cápsula, com grandes janelas, que cobrem mais de um terço da área da cabine, que tem capacidade para seis astronautas.
O foguete decolará na vertical e a cápsula vai se separar a cerca de 75 quilômetros de altitude, continuando sua trajetória até alcançar a linha de Karman. Os passageiros a bordo poderão, então, flutuar na gravidade zero durante alguns minutos e observar a curvatura do espaço. Durante esse intervalo, a nave descerá, sempre na vertical, para pousar suavemente em uma pista.
A cápsula, por sua vez, descerá em queda livre para voltar à Terra e será freada por três grandes paraquedas e retrofoguetes para terminar aterrissando em um deserto no oeste do Estado do Texas, nos Estados Unidos.