A constante oferta de novos modelos de smartphones faz com que muitas vezes as pessoas troquem de celular sem que necessariamente haja algum problema com o antigo. Caso o aparelho não seja doado para alguém da família ou vendido, é bem provável que ele acabe ficando guardado em casa sem nenhuma utilidade específica.
No entanto, um celular antigo pode ter inúmeras funções, que talvez você nem imagine. GZH conversou com professores das áreas de ciência da computação e tecnologia da informação para reunir dicas sobre o que fazer com um aparelho que não está sendo utilizado. Confira:
Celular reserva
Felipe Frosi, coordenador da Faculdade de Informática da UniRitter, destaca que ter um aparelho reserva pode ser fundamental em diversos momentos, como durante o verão. Segundo ele, a praia é um ambiente extremamente hostil para dispositivos eletrônicos por causa da maresia e da possibilidade de derrubar na areia ou no mar.
— É possível utilizar um aparelho mais antigo como um backup. No momento em que a pessoa vai para a beira do mar, por exemplo, ela pode levar o celular reserva no lugar do seu smartphone de uso diário, para assim ter um contato de emergência e preservar o aparelho novo — explica.
Frosi sinaliza que essa opção também pode auxiliar as pessoas a se desconectarem um pouco das redes sociais. Além disso, um celular reserva pode ser utilizado como despertador também com o intuito de não acessar a internet logo que acorda, afirma o professor de engenharia da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Renan Viero.
Monitor de exercícios
Aparelhos antigos podem servir ainda como monitor de exercícios físicos por meio de aplicativos. Viero esclarece que o GPS do dispositivo segue funcionando mesmo sem estar conectado à rede de telefonia e que determinados aplicativos salvam o trajeto da corrida ou caminhada, por exemplo, até a pessoa poder fazer a atualização via wi-fi ao chegar em casa.
— Dá para baixar aplicativos de contagem de passos, medidor de frequência cardíaca ou até mesmo um de treino, para fazer do celular um espécie de centro de treinamento — aconselha.
Dispositivo de músicas e jogos
O smartphone pode ser transformado em uma plataforma de entretenimento, com jogos e músicas. Segundo Frosi, uma boa opção é baixar alguns jogos educativos para as crianças. Sem outros aplicativos, o aparelho pode ainda armazenar diversas músicas ou ser utilizado como afinador de instrumentos.
Gravador
Para Viero, uma das utilidades mais interessantes para um aparelho antigo é como gravador de áudio. O professor afirma que esses celulares possuem bons microfones e que as chamadas não soam tão bem devido à compactação feita pelos softwares.
— Pode-se usar o celular no lugar de gravadores profissionais, como o Zoom e o Sony, se a grana estiver curta. Fiz testes no início do EAD e me impressionei — relata.
Webcam
O aparelho também pode virar uma webcam, ferramenta que está sendo muito utilizada nos últimos meses devido ao home office — adotado por diversas empresas em decorrência da pandemia de coronavírus. Frosi explica que não é preciso ter cabos para isso, basta instalar aplicativos e programas que façam essa conexão automaticamente:
— Tu podes pegar um smartphone mais antigo que tenha uma câmera razoável e instalar um aplicativo. No computador também é preciso instalar um programa para fazer essa comunicação, tudo direto pela tua rede interna, dentro de casa. Um aplicativo que faz isso é o iVCam, que tem uma versão gratuita e uma paga.
MiniTV para carro
Outra possibilidade para um celular antigo é transformá-lo em uma miniTV para crianças no carro. Frosi afirma que o aparelho pode ser acoplado na parte de trás do banco tanto utilizando o sinal próprio de TV que alguns celulares têm quanto armazenando vídeos infantis gratuitos que estão disponíveis na internet.
— Em uma viagem longa, por exemplo, ajuda bastante como entretenimento para as crianças — ressalta.
Uma câmera a mais
Se a câmera do aparelho antigo continua funcionando perfeitamente, é possível utilizá-lo em viagens para preservar o smartphone de uso. Viero conta que usou um celular velho quando foi viajar para fazer trilhas pela América do Sul:
— Registrava os momentos e no hostel postava o que queria postar, sem dar chance de quebrar meu celular novo durante o dia de trilha.
Localizador
Frosi sinaliza que, no caso dos iPhones, também é possível utilizar como localizador, pois o próprio sistema operacional já tem uma forma nativa dessa ferramenta. Segundo ele, mesmo que o aparelho esteja obsoleto e não consiga mais rodar os aplicativos mais comuns, o sistema de localização continua funcionando.
Sendo assim, esse smartphone pode ser acoplado dentro do carro e transformado em um rastreador veicular, que pode ser acompanhado em tempo real, por exemplo.
Controle remoto
Julio Cesar Marques de Lima, professor dos cursos de Ciências da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação da PUCRS, afirma que aparelhos antigos também podem ser utilizados como controle remoto. Ele explica que dentro do smartphone existe um led infravermelho, assim como no controle remoto utilizado em casa, que simula o sinal aplicado para ligar equipamentos como TV, ar-condicionado e som.
— Hoje em dia tu também consegues comprar dispositivos que se conectam à casa pelo wi-fi e, a partir disso, é possível controlar a irrigação de plantas, iluminação, abertura de portas, tudo isso usando o smartphone como se fosse um controle remoto — relata.
Reaproveitamento de peças e doação
No caso do reaproveitamento de peças e da desmontagem do aparelho, os professores salientam que é preciso algum conhecimento prévio do assunto, para não estragar nenhuma parte do dispositivo. Lima explica que dentro das placas há metais valiosos, que mesmo depois de anos continuam em bom estado, funcionando perfeitamente:
— Mesmo em telefones muito antigos, esses componentes têm uma elevada especificação técnica, são muito bons e difíceis de se encontrar e caros de se adquirir no mercado nacional. Então, do ponto de vista de peças, tu podes usar tanto na parte de manutenção quanto na parte de eletrônica como um hobbie, para fazer brinquedos de diversos tipos.
Viero destaca que na engenharia costuma-se desmontar aparelhos, principalmente os mais antigos, para utilizar alguns componentes, como capacitores e displays, em projetos.
— Doar para pessoas que precisam ou fazem reciclagem das peças é mais adequado do que jogar fora — conclui Lima.
Descarte adequado
Os profissionais ressaltam ainda a importância do descarte correto desses dispositivos eletrônicos, considerando que há muitos componentes nocivos ao ambiente dentro deles. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tem locais específicos para receber esses resíduos da população. A empresa Trade Recycle, que é conveniada com o departamento, recolhe os materiais deixados nessas unidades e os encaminha para a reciclagem.
A lista de resíduos eletrônicos que podem ser entregues nos postos de coleta pode ser acessada por meio deste link. Confira, abaixo, os 10 endereços para o descarte adequado na Capital:
- DMLU - Conceição: Rua Alberto Bins, próximo ao número 650 (embaixo do Viaduto da Conceição), Centro. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado das 8h ao meio-dia. Telefone: 3226-1950
- DMLU - Unidade de Destino Certo - Ecoponto Câncio Gomes: Travessa Carmem, 111, Floresta. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e feriados das 8h ao meio-dia. Telefone: 3268-8330
- Procempa: Rua João Neves da Fontoura, 91, Azenha. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30min ao meio-dia e das 13h30min às 18h. Telefone: 3189-6336
- DMLU - Unidade de Destino Certo - Ecoponto Glória: Rua Professor Carvalho de Freitas, 1.012, Glória. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados e feriados das 8h ao meio-dia.
- Loja Leroy Merlin: Avenida Sertório, 6.767, Sarandi. Funcionamento de segunda a sábado, das 8h às 22h, e domingo das 10h às 20h. Telefone:4020-5376
- DMLU - Unidade de Destino Certo - Ecoponto Humaitá: Rua José Aloísio Filho, 780, Humaitá. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e feriados das 8h ao meio-dia. Telefone: 3325-3160
- DMLU - Unidade de Destino Certo - Ecoponto Cruzeiro: Avenida Cruzeiro do Sul, 1.445, Vila Cruzeiro do Sul. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e feriados das 8h ao meio-dia. Telefone: 3231-6064
- DMLU - Unidade de Destino Certo - Ecoponto Diário de Notícias: Avenida Diário de Notícias, 1.111, Cristal. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e feriados das 8h ao meio-dia. Telefone: 3311-4730
- DMLU - Unidade de Destino Certo - Ecoponto Princesa Isabel: Avenida Ipiranga, 2.765, Santana (entrada pela Rua Livramento, esquina com Avenida Princesa Isabel). Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados e feriados das 8h ao meio-dia. Telefone: 3322-0340
- Câmara Municipal de Porto Alegre: Avenida Loureiro da Silva, 255, Centro Histórico. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h. Telefone: 3230-4100