Prefeituras, associações comerciais e polos econômicos regionais receberão suporte de um experiente aliado para desenvolver empresas inovadoras. O Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos) lançou, nesta quinta-feira (8), o Programa +Startups. Por meio da incubadora Unitec, o Tecnosinos criou uma modalidade de incubação híbrida para ajudar a criar e desenvolver startups mesmo longe de sua sede.
A proposta é que a Unitec leve até diferentes locais do Estado seu método de desenvolvimento de negócios na tecnologia. Este apoio compreende acesso a mentorias, capacitações, planejamento e acompanhamento, acesso a fundos, entre outros mecanismos. Nestas novas unidades, a Unisinos também poderá disponibilizar outros serviços de educação, como polos de educação a distância, cursos de extensão e projetos corporativos. O modelo híbrido propõe que algumas destas atividades sejam presenciais e outras oferecidas online.
Conforme a diretora de inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, o programa de expansão híbrida da Unitec é também uma resposta à crise trazida pela pandemia, com o objetivo de oportunizar outros municípios a se inserirem na economia do conhecimento como opção econômica ao seu desenvolvimento.
— O programa possibilita que as regiões retenham e desenvolvam seus talentos, ajudando a gerar inovação e o desenvolvimento econômico local — afirma Susana.
Os locais-chave para a aplicação desta ação são aqueles desguarnecidos de parques tecnológicos, como o Litoral e algumas cidades do Vale do Sinos. A primeira cidade que deve fechar parceria é Esteio, onde já foi aberta uma negociação com a prefeitura.
Presente no evento online de lançamento, Luís Lamb, secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, lembrou que o Tecnosinos ajudou a fomentar a cultura da inovação e revelou empresas tecnológicas no Vale do Sinos, e considera importante ao Estado que este modelo seja replicado. A iniciativa também foi bem recebida por Simone Leite, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado (Federasul):
— Em tempos difíceis, estimular desenvolvimento e startups é fundamental para a inovação e a recuperação da economia regional.
Sobre o Tecnosinos
Criado há mais de 20 anos, o Tecnosinos abriga empresas nas áreas de Tecnologia da Informação, Semicondutores, Automação e Engenharias, Comunicação e Convergência Digital, Tecnologias para a Saúde e Energias Renováveis e Tecnologias Socioambientais. A governança do Parque é compartilhada entre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL) e o Polo de Informática de São Leopoldo. Atualmente, conta com 60 empresas consolidadas e 40 startups, gerando cerca de 7,4 mil empregos.