A nova edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que a população brasileira tem se identificado cada vez mais como negra (preta ou parda), resultando em uma redução gradual da proporção de pessoas que se declaram brancas no país.
Entre 2012 e 2023, o número de brasileiros que se declaravam brancos caiu de 46,3% para 42,4%, uma redução de 3,9 pontos percentuais. Os dados mostram que essa queda da participação da população branca no total foi mais acentuada na primeira metade da série, entre 2012 e 2017, com variação menor no período mais recente.
Por outro lado, vem ocorrendo um aumento significativo da população que se declara preta. Para os especialistas, é um reflexo da maior conscientização racial. Em 2023, 10,6% das pessoas se declararam pretas, uma porcentagem significativamente maior do que em 2012, que era de 7,4%. Em relação à população declarada parda, observa-se pouca variação em relação a 2012, de 45,6% para 45,9%. Isso significa que a maioria dos brasileiros (56,5%) é negra.
— As pessoas estão cada vez mais se identificando como pardas e pretas, assumindo mais essa questão da raça, acho que esse é um dos fatores para esse aumento. Agora, um outro fator responsável por esse aumento é o fato de a população brasileira ser altamente miscigenada; a tendência é termos cada vez mais mistura mesmo — afirmou o pesquisador do IBGE William Araújo Kratochwill, que apresentou a pesquisa.
Diferenças regionais
Entretanto, diferenças regionais marcantes foram verificadas. Aqueles que se declaram pardos são maioria nas regiões Norte (69,1%), Nordeste (60,9%) e Centro-Oeste (52,8%). Na região Sul, a maioria se diz branca (71,3%). No Sudeste, são 49,4%. A região Norte tem a menor porcentagem de brancos, 20,0%.
A região Nordeste, por sua vez, registrou a maior proporção de pessoas pretas (12,9%), seguida pela Sudeste (11,3%); ao passo que na região Sul essa porcentagem é de 5,7%, a menor do país.
A participação da população declarada branca caiu em todas as grandes regiões do país de 2012 a 2023, com destaque para a região Sul, onde caiu 7,5 pontos percentuais. Por outro lado, no Norte foi registrada a maior expansão da população preta, 4,2%, e, no Sul, dos pardos, 5,7%.