Como forma de combate ao coronavírus, que já causou mais de 8 mil mortes em todo o mundo, aplicativos de entrega adotaram uma nova modalidade. Agora, Rappi, iFood e UberEats, por exemplo, possuem opções que evitam o contato físico no momento da entrega do produto.
Veja como funciona.
Rappi
No último domingo (15), a Rappi comunicou, por meio de um e-mail, que lançaria uma nova opção de entrega em domicílio sem contato físico, para proteger motoristas e clientes.
Funciona assim: os pagamentos devem ser efetuados no app e o cliente deverá selecionar a opção "sem contato físico" no momento da compra. Assim, o pedido será entregue na porta de casa, ou na portaria do condomínio. Também é possível fazer orientações por meio de um chat com o motorista.
Kits com álcool gel, desinfetantes e máscaras estão sendo distribuídos aos entregadores da Rappi. A recomendação da empresa é para que os motoristas utilizem os materiais ao buscar o pedido, durante o trajeto e no momento da entrega também.
iFood
O iFood já disponibilizou aos usuários a opção "entrega sem contato", que configura o mesmo sistema adotado pela outra plataforma. Para utilizar a modalidade, é necessário fazer o pagamento no app e selecionar a opção.
A empresa recomenda que o motorista seja acionado por meio do chat, com direcionamentos para a entrega. Também é possível enviar fotos de onde o pedido deverá ser deixado.
O iFood também criou um fundo solidário de R$ 1 milhão, como suporte aos entregadores que necessitem ficar em quarentena em razão da covid-19. O parceiro de entrega receberá um valor baseado na média dos seus repasses nos últimos 30 dias, proporcional aos 14 dias de quarentena.
UberEats
Com a UberEats, não é diferente. A plataforma também oferece a opção de combinar com o entregador que o pedido seja deixado na porta de casa ou na portaria do prédio. O pagamento também deve ser feito diretamente no aplicativo.
Motoristas que testarem positivo para coronavírus ou necessitarem ficar em quarentena receberão assistência financeira por 14 dias. Recursos para manter os veículos limpos também serão disponibilizados pela empresa - motoristas das cidades mais afetadas terão prioridade.